segunda-feira, abril 29, 2024
Notícias

Google Agora admite que poderia coletar dados no modo de navegação anônima do Chrome

181Visualizações

A empresa atualizou seu aviso de isenção de responsabilidade após encerrar uma ação judicial que a acusava de rastrear usuários anônimos.

Quando os usuários abrirem o navegador anônimo no Chrome, eles verão uma notificação avisando que sua atividade não estará visível para outras pessoas que usam o dispositivo, mas seus downloads, favoritos e itens de leitura ainda serão salvos.

Agora, o Google atualizou sua isenção de responsabilidade no canal experimental Canary do Chrome, logo após concordar em resolver um processo de US$ 5 bilhões que o acusava de rastrear usuários anônimos. Como MSPowerUser apontou pela primeira vez, a empresa ajustou o aviso de isenção de responsabilidade no Canary para adicionar uma linguagem que diz: O modo de navegação anônima não altera a forma como os sites coletam os dados das pessoas.

 

 

“Outras pessoas que usam este dispositivo não verão sua atividade, então você pode navegar com mais privacidade”, diz o novo aviso. “Isso não mudará a forma como os dados são coletados pelos sites que você visita e pelos serviços que eles usam, incluindo o Google. Downloads, favoritos e itens da lista de leitura serão salvos.” A publicação detectou o aviso atualizado no Canary no Android e Windows, e podemos confirmar que o mesmo idioma aparece na versão do Chrome para Mac.

 

O Google foi alvo de uma ação judicial em 2020, acusando-o de rastrear as atividades dos usuários mesmo quando eles estavam no modo de navegação anônima. Os demandantes disseram ao tribunal que a empresa usou ferramentas como produtos analíticos, aplicativos e plug-ins de navegador para monitorar os usuários.

Eles também acreditam que, ao rastrear os usuários no modo de navegação anônima, o Google dá às pessoas a falsa crença de que têm controle sobre as informações que desejam compartilhar. Um porta-voz do Google explicou na época que o modo só poderia ocultar a atividade de um usuário no dispositivo que estava usando, mas suas informações ainda poderiam ser coletadas. Isso não está claramente comunicado no aviso de isenção de responsabilidade da versão pública do Chrome no momento, mas parece que isso pode mudar em um futuro próximo.

 

 

 

 

 

Eduardo Alves
the authorEduardo Alves
Administrador
Olá eu sou o Edu, programador e amante de tecnologia :D Fotógrafo nas horas vagas e viciado em café ☕ ...

Deixe um comentário