domingo, abril 28, 2024
Notícias

Morre o astronauta Frank Borman, que comandou a primeira missão à Lua

176Visualizações

Ele também stabeleceu o recorde de 14 dias no espaço durante a missão Gemini 7, de 1965, junto com Jim Lovell.

 

O astronauta da NASA Frank Borman, que comandou a missão Apollo 8, o primeiro voo tripulado ao redor da Lua em 1968, morreu aos 95 anos, informou a NASA nesta quinta-feira (9).

Borman morreu em 7 de novembro em Billings (NW), Montana, segundo informações divulgadas em comunicado da NASA.

Nascido em Gary (Indiana) em 14 de março de 1928, Borman iniciou sua carreira na Força Aérea dos Estados Unidos como piloto de caça e teste e tornou-se professor assistente de termodinâmica em West Point.

Mas ele será verdadeiramente lembrado como um pioneiro na exploração espacial.

 

Em 1965, ele estabeleceu um recorde de 14 dias no espaço na missão Gemini 7 com Jim Lovell. Durante esta viagem, a sonda Gemini 6 fez a sua primeira aproximação espacial.

Borman comandou a Apollo 8 e, junto com seus companheiros Lovell e William Anders, tornou-se um dos três primeiros humanos a observar e fotografar o outro lado da Lua.

A Apollo 8 também é famosa por tirar a foto “Earthrise”, na qual a Terra aparece parcialmente na sombra com a superfície lunar em primeiro plano, tirada por Anders em 4 de dezembro de 1968.

Após seu período na NASA, Borman atuou como CEO da Eastern Airlines.

“Frank conhecia o poder da exploração para unir a humanidade quando disse que ‘a exploração é verdadeiramente a essência do espírito humano’”, acrescentou Nelson.

“Seu serviço à NASA e ao nosso país sem dúvida impulsionará a geração Artemis para novas costas cósmicas”, acrescentou, referindo-se às esperanças de retornar para explorar a Lua e levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua. 2025.

Eduardo Alves
the authorEduardo Alves
Administrador
Olá eu sou o Edu, programador e amante de tecnologia :D Fotógrafo nas horas vagas e viciado em café ☕ ...

Deixe um comentário