sexta-feira, abril 26, 2024
Notícias

Vírus Espião descobre até suas conversas de Whatsapp

Vírus Espião

2.19KVisualizações

 

Ninguém gosta de ser espionado, a não ser participantes de reality shows não é mesmo? Mas até mesmo participantes desse tipo de programa sabem que estão sendo vigiados. Não é o que acontece com vítimas de spywares capazes de espionar o seu celular.

A Kaspersky Lab identificou uma operação de ciberespionagem que está se espalhando por smartphones no Oriente Médio desde 2015. Segundo a empresa, esses criminosos usam várias gerações de malware para infectar os aparelhos com um spyware complexo chamado ZooPark.

Um celular que tenha sido contaminado com esse vírus pode, por exemplo, enviar um print da tela mostrando seu uso de aplicativos, isso inclui conversas de whatsapp, dados bancários contidos em aplicativos de internet banking, além de fotos, vídeos, áudio, tudo sem que o dono do aparelho nem desconfie.

A Kaspersky observa dois vetores principais de distribuição para os canais ZooPark: O Telegram e Watering holes. Eles encontraram vários sites de notícias que foram invadidos pelos invasores para redirecionar visitantes para um site de downloads que exibe pacotes de aplicativos suspeitos. Eles ainda ressaltam que o ZooPark v4 seria capaz de instalar keyloggers, acessar dados da área de transferência do navegador incluindo ainda histórico de pesquisa, fotos e vídeos do cartão de memória, registro de chamadas e áudio e até dados de aplicativos de conversação como Whatsapp e Telegram, além de tirar fotos, vídeos, áudio e capturas de tela sem que o dono do aparelho saiba disso. Ou seja, quem lembra do MacGyver? O ZooPark é ele, só que no mundo dos vírus!  Se fosse um homem, seria um Rodrigo Hilbert, de tão multifuncional.
O Brasil não tem a menor preparação para uma invasão desse porte, o país entraria em colapso!

Mas, por sorte (para nós) os países cujos aparelhos foram afetados por esse capiroto até agora são: Egito, Jordânia, Marrocos, Líbano e Irã.

 

Sugestão de final menos piadista 🙂 


Ou seja, é um vírus totalmente ofensivo com uma capacidade enorme de invasão e espionagem.

Até o momento, os países cujos aparelhos foram afetados pelo ZooPark são: Egito, Jordânia, Marrocos, Líbano e Irã.

[addthis tool=”addthis_relatedposts_inline_fh30″]

Letícia C.
the authorLetícia C.
Redatora e Jornalista

Deixe um comentário