segunda-feira, dezembro 11, 2023
Notícias

Google lança sistema operacional para internet das Coisas

Google

1.13KVisualizações

O Android Things é o sistema operacional da Google criado para a Internet das Coisas. Sua versão final foi apresentada na última terça-feira, dia 8, durante o Google I/O, o evento da empresa focado nos desenvolvedores, após um longo período de testes.

Mas, afinal de contas, o que é Internet das Coisas?

Essa expressão diz respeito à nova era da computação cujo objetivo é tornar objetos do dia a dia mais inteligentes e pró-ativos através de comunicação via internet.

Geladeiras, fogões, lâmpadas, maçanetas e diversos eletrodomésticos podem utilizar dessa ferramenta. Já existe a possibilidade de comprar sistemas que controlam todos os aspectos de uma casa por meio de um tablet.

Veja Também :  O Ai Pin da Humane é um substituto de smartphone de US $ 700 que você pode usar o dia todo

Uma geladeira smart poderá, por exemplo, comprar sozinha um item de consumo que está acabando, um carro poderá se comunicar com outro no trânsito, e no futuro outras aplicações podem se tornar comuns.

Segurança

Anunciada em 2016, a primeira versão do Android Things chegou depois de edições prévias que permitiram que a Google encontrasse possíveis bugs.

Até então, os fabricantes usavam sistema próprio ou terceirizavam o serviço quando queriam criar um dispositivo inteligente.

Veja Também :  Android Oreo começa a ser liberado pela Samsung para o S7 e o S7 Edge

A Internet das Coisas, ou IoT na sigla em inglês de “Internet of Things”, precisa ter a mesma preocupação com malwares que smartphone ou PC, afinal, carros e televisores smarts também possuem chips e memórias que estão sujeitos à vírus e podem ser hackeados.

[addthis tool=”addthis_relatedposts_inline_fh30″]

De acordo com o Avast, um em cada cinco dispositivos IoT conectados no Brasil são vulneráveis a ataques de hackers. Entre os produtos mais sensíveis, estão webcams e babás eletrônicas, por exemplo, que podem se tornar alvos mais facilmente.

Veja Também :  Obtenha Chaves Autênticas para o Windows 10 Pro por R$38, Office a partir de R$97!

O Android Things nasceu justamente do receio em se criar um sistema operacional uniforme e fechado, que não pudesse ser alterado por parceiros e que fosse mais seguro contra ataques de hackers.

Android Things
Android Things

 Na teoria, qualquer desenvolvedor profissional pode criar apps para Android e Android Things.

Segundo o TechCrunch, o Google oferece suporte total por três anos, com direito a envios de correções de estabilidade e segurança.

Usuários não comerciais poderão administrar até 100 dispositivos pelo console de comando do Android Things, mas se tiver produção em escala industrial, é necessário um contrato individual com a Google.

[wp_ad_camp_1]

Letícia C.
the authorLetícia C.
Redatora e Jornalista

Deixe um comentário