DicasTutoriais

Aprenda como fazer backup e restaurar arquivos no Android

como fazer backup no Android

473Visualizações

BACKUP: Você é daqueles que lê essa palavra e não sabe se é de comer ou de passar no cabelo?
Calma, meu jovem. Backup é uma prática muito simples que você já deve ter ouvido falar por aí. Acredite, essa palavrinha pode salvar a sua vida e evitar muita dor de cabeça!

como fazer backup no Android
como fazer backup no Android

O Backup é necessário para que você mantenha uma cópia de mensagens, fotos, dados, vídeos e aplicativos salvos seguros em outro local como na nuvem, no cartão SD ou pen drive, para que não corra o risco de perdê-los.

Se você está se perguntando qual varinha mágica precisa adquirir para executar essa façanha ou quantos rins terá que vender ao técnico de TI para obter esse procedimento, relaxa!


Você mesmo pode fazer isso. São várias maneiras possíveis de fazer o backup do seu Android e a mais fácil delas é através do próprio sistema da Google. Ela disponibiliza aos usuários a opção de manter uma cópia dos dados protegida.
Se liga nas dicas:


Passo 1: Acesse as configurações do Android.

Passo 2: Selecione a opção “Geral” ou “Nuvem e contas” (o título varia de acordo com o aparelho).

Passo 3: Clique em “Fazer backup e restaurar” ou “Fazer backup e redefinir”.

Passo 4: Na nova tela, você poderá personalizar o backup e a restauração dos dados utilizando a sua conta do Google. A recomendação é que você deixe o backup automático ativado.


Prontinho! Fácil né?! A cópia de contatos, aplicativos e até mesmo senhas Wi-Fi estará feita na conta do Google registrada no aparelho.

Mas, vamos dizer que você gosta de coisas mais práticas e não quer fazer o backup com as próprias mãos. Bom, nesse caso ainda existem vários aplicativos disponíveis na Play Store para você que são focados justamente na funcionalidade de fazer backup:

São eles:

Helium: Esse app permite que você faça o backup de seus dados e aplicativos, salvando-os no cartão SD ou na nuvem. O aplicativo também é capaz de sincronizar dados de aplicativos a partir de outros dispositivos Android.

App Backup Restore Transfer: Pra você que quer fazer backup e ainda restaurar aplicativos do Android, esse aqui é uma boa opção. Além de permitir backup em lote, o app restaura as aplicações do cartão SD, faz a desinstalação de apps, realiza backup automático dos apps no momento da instalação e disponibiliza o uso do armazenamento do aparelho para o usuário.

Super Restauração de Backup: Outra alternativa entre os aplicativos de backup e restauração é o Super Restauração de Backup. O app possibilita que o usuário faça o backup de aplicativos, contatos, SMS, chamadas e calendário para o cartão SD, Google Drive ou Gmail. Também é possível programar backups automáticos nas configurações do programa.

Imagem da captura de tela

Veja Também :  como criar ANIMAÇÃO 2D pelo CELULAR ANDROID
Letícia C.
the authorLetícia C.
Redatora e Jornalista

Deixe uma resposta