terça-feira, março 19, 2024
DicasTutoriais

Aprenda como fazer backup e restaurar arquivos no Android

como fazer backup no Android

1.66KVisualizações

BACKUP: Você é daqueles que lê essa palavra e não sabe se é de comer ou de passar no cabelo?
Calma, meu jovem. Backup é uma prática muito simples que você já deve ter ouvido falar por aí. Acredite, essa palavrinha pode salvar a sua vida e evitar muita dor de cabeça!

como fazer backup no Android
como fazer backup no Android

O Backup é necessário para que você mantenha uma cópia de mensagens, fotos, dados, vídeos e aplicativos salvos seguros em outro local como na nuvem, no cartão SD ou pen drive, para que não corra o risco de perdê-los.

Se você está se perguntando qual varinha mágica precisa adquirir para executar essa façanha ou quantos rins terá que vender ao técnico de TI para obter esse procedimento, relaxa!

[wp_ad_camp_1]
Você mesmo pode fazer isso. São várias maneiras possíveis de fazer o backup do seu Android e a mais fácil delas é através do próprio sistema da Google. Ela disponibiliza aos usuários a opção de manter uma cópia dos dados protegida.
Se liga nas dicas:


Passo 1: Acesse as configurações do Android.

Passo 2: Selecione a opção “Geral” ou “Nuvem e contas” (o título varia de acordo com o aparelho).

Passo 3: Clique em “Fazer backup e restaurar” ou “Fazer backup e redefinir”.

Passo 4: Na nova tela, você poderá personalizar o backup e a restauração dos dados utilizando a sua conta do Google. A recomendação é que você deixe o backup automático ativado.


Prontinho! Fácil né?! A cópia de contatos, aplicativos e até mesmo senhas Wi-Fi estará feita na conta do Google registrada no aparelho.

Mas, vamos dizer que você gosta de coisas mais práticas e não quer fazer o backup com as próprias mãos. Bom, nesse caso ainda existem vários aplicativos disponíveis na Play Store para você que são focados justamente na funcionalidade de fazer backup:

São eles:

Helium: Esse app permite que você faça o backup de seus dados e aplicativos, salvando-os no cartão SD ou na nuvem. O aplicativo também é capaz de sincronizar dados de aplicativos a partir de outros dispositivos Android.

[addthis tool=”addthis_relatedposts_inline_fh30″]

App Backup Restore Transfer: Pra você que quer fazer backup e ainda restaurar aplicativos do Android, esse aqui é uma boa opção. Além de permitir backup em lote, o app restaura as aplicações do cartão SD, faz a desinstalação de apps, realiza backup automático dos apps no momento da instalação e disponibiliza o uso do armazenamento do aparelho para o usuário.

Super Restauração de Backup: Outra alternativa entre os aplicativos de backup e restauração é o Super Restauração de Backup. O app possibilita que o usuário faça o backup de aplicativos, contatos, SMS, chamadas e calendário para o cartão SD, Google Drive ou Gmail. Também é possível programar backups automáticos nas configurações do programa.

Imagem da captura de tela

Letícia C.
the authorLetícia C.
Redatora e Jornalista

Deixe um comentário