Erro de servidor impediu que usuários acessassem os serviços da plataforma do Facebook nesta segunda-feira (4)

WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram instáveis ​​nesta segunda-feira (4). Os problemas detectados pela plataforma ainda não foram oficialmente explicados, mas os usuários que tentam acessá-los encontram um erro “erro do servidor 5XX” na plataforma. O código fornece pistas sobre o que está acontecendo. A seguir, uma maneira simplificada de entender o significado dos problemas que afetam aplicativos e redes sociais nesta segunda-feira.

O que é um erro do servidor 5XX?

O aviso de “erro do servidor 5XX” significa apenas que o problema é causado por uma falha do servidor de serviço. Na verdade, ocorre um erro quando o servidor (ou seja, o computador central) não pode concluir a solicitação do usuário e, portanto, não pode exibir as informações necessárias. No caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto o Facebook e o Instagram pararam de exibir postagens e fotos.

 

Veja Também :  A verdade por trás do ‘emoji do esquilo’ que trava o Android

5XX, também denominado “erro 500”, ocorre muitas vezes várias vezes no dia a dia e, quando ocorre um problema no site, às vezes pode até ser resolvido pelo usuário. Porém, no caso de erros no WhatsApp, Facebook e Instagram, a empresa não resolveu os problemas em seus servidores, por isso é preciso aguardar. “Sabemos que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando muito para que tudo volte ao normal o mais rápido possível”, disse o comunicado da empresa. Há relatos no exterior de que a falha está relacionada ao gargalo da estrutura de telecomunicações. A função DNS que converte endereços de sites em números IP falhará no sistema do Facebook, o que interromperá o serviço e poderá causar 500 erros.