sábado, abril 20, 2024
Apps

Implementação de software empresarial: Como funciona?

252Visualizações

Já se foi o tempo em que o controle de gastos, dados importantes e outras informações se restringia a cadernos e planilhas. Esses suportes, além de ultrapassados, ainda acarretavam no risco de perda ou dano de documentos importantes para a empresa. Com a administração em geral cada vez mais pautada nos meios digitais, nada mais adequado do que a implementação de software empresarial.

Essa plataforma possibilita arquivar os dados e documentos de forma segura e facilita na hora de buscar qualquer informação. Levantar dados, fazer comparações entre períodos, encontrar lacunas e possibilidades na gestão se torna muito mais viável com a auxílio desse tipo de plataforma.

Sem contar com a economia de tempo! Então, que tal dar uma chance aos tempos modernos e deixar um pouco o papel e a caneta de lado? Sem dúvida, os benefícios serão inumeráveis a longo prazo.

Alguns gestores podem apresentar resistência em aderir a esse tipo de plataforma, por não acreditarem nas facilidades que ela pode trazer ou mesmo por um certo receio de não saberem utilizá-la direito.

Mas essa é uma preocupação que pode ficar no passado. Como a implementação de software empresarial veio justamente para facilitar a vida das empresas, a interface das plataformas (a “cara” delas) costuma ser muito simples e intuitiva.

Processo cuidadoso

A implementação de software empresarial, sem dúvida, traz inúmeros benefícios à empresa – principalmente àquelas que desejam continuar competitivas em um mercado cada vez mais pautado pela tecnologia. Entretanto, é necessário que os gestores tenham atenção com alguns detalhes desse processo.

Primeiramente, escolha o fornecedor e o software que melhor atenda às demandas do seu negócio. O que você deseja em termos de melhorias a partir dessa mudança? Os possíveis resultados correspondem a essa expectativa? Na hora de optar pelo fornecedor, converse com gestores de outras empresas e peça indicações.

Quanto mais opções e conversas antes da definição, melhor tende a ser o resultado. E não se baseie apenas no preço, pode ser um erro. A partir da escolha do software, inicia-se o processo de implementação em si. Lembre-se: faça todas as horas de treinamento necessárias para saber lidar da melhor forma possível com a nova plataforma.

O mesmo vale para os funcionários. Obviamente, o conhecimento só se estabelecerá plenamente com o passar do tempo, mas cada minuto destinado a aprender mais sobre a plataforma deve ser respeitado. O sucesso da implementação de software empresarial só se dará plenamente com a equipe integrada e aplicada na mudança.

Rumo ao futuro

Com a plataforma ativa e operante, a rotina da empresa mudará de forma marcante – e para melhor. No decorrer do tempo, não esqueça de estimular os colaboradores a utilizarem todas as possibilidades da plataforma, já que muitas vezes o cotidiano acaba limitando os funcionários a fazerem uso de apenas algumas funções do software.

Se você já vivenciou esse processo dentro de sua empresa, conte como foi a experiência e quais dicas daria aos gestores que pretendem levar essa tecnologia para dentro da companhia. Aos que ainda têm dúvidas em relação à implementação de software empresarial, relate nos comentários para ajudarmos a esclarecer cada uma delas.

Eduardo Alves
the authorEduardo Alves
Administrador
Olá eu sou o Edu, programador e amante de tecnologia :D Fotógrafo nas horas vagas e viciado em café ☕ ...

Deixe um comentário