sábado, abril 27, 2024
Dicas

Como Descobrir Senha WIFI – tutorial passo a passo

descobrir rede wifi
186Visualizações

 

Como Hackear Redes Wi-Fi WPA PSK: Explicação, Passo a Passo e Dicas de Segurança

Introdução

Redes Wi-Fi com criptografia WPA PSK são facilmente hackeáveis. No entanto, é importante ressaltar que hackear redes de terceiros é ilegal e apenas para fins educacionais. O objetivo deste conteúdo é fornecer informações sobre como esse tipo de hack funciona, como realizá-lo e como se proteger contra ele! Vejamos como Descobrir Senha WIFI .

Neste blog, vamos explicar como o hack acontece através de um ataque de lista de palavras, em que uma lista enorme de senhas é comparada com a senha criptografada encontrada no handshake de uma conexão Wi-Fi. Também vamos abordar o passo a passo para realizar esse tipo de hack (Descobrir Senha WIFI), incluindo a necessidade de um computador com Linux e, possivelmente, um adaptador de rede externo.

É importante ressaltar que, ao realizar o hack, o modo de monitoramento do cartão de rede será ativado, o que pode interromper sua conexão com a internet. Por fim, vamos discutir como se proteger contra esse tipo de ataque, recomendando o uso de senhas longas e complexas que não estejam presentes em listas comuns de senhas.

Como Descobrir Senha WIFI

O hack de redes Wi-Fi com criptografia WPA PSK ocorre através de um processo chamado de ataque de lista de palavras. Neste tipo de ataque, uma lista enorme de senhas é comparada com a senha criptografada encontrada no handshake entre dispositivos e roteadores Wi-Fi.

Quando um dispositivo se conecta a uma rede sem fio, um handshake é enviado do dispositivo para o roteador. Esse handshake contém a senha criptografada. Embora não seja possível reverter a senha criptografada, é possível usar um ataque de lista de palavras para descobrir a senha real.

Uma lista de palavras é basicamente um arquivo de texto enorme contendo milhares de senhas. Ao criptografar todas essas senhas e compará-las com a senha criptografada encontrada no handshake, é possível descobrir a senha real. Sempre que houver uma correspondência entre uma senha da lista e a senha criptografada, saberemos qual é a senha real.

Para Descobrir Senha WIFI de uma rede Wi-Fi WPA PSK, você precisará de um computador com Linux, como o Kali Linux, que já possui as ferramentas necessárias pré-instaladas. Se o cartão de rede do seu computador não suportar o modo de monitoramento, você também pode precisar de um adaptador de rede externo.

É importante ressaltar que, ao realizar o hack, o modo de monitoramento do cartão de rede será ativado, o que pode interromper sua conexão com a internet. No entanto, após capturar o handshake e descobrir a senha real, você poderá reativar sua conexão normalmente.

Para se proteger contra esse tipo de ataque, é recomendado o uso de senhas longas e complexas que não estejam presentes em listas comuns de senhas. Ao escolher uma senha difícil de ser encontrada em uma lista de palavras, você aumenta significativamente a segurança da sua rede Wi-Fi.

Passo a Passo para Descobrir Senha WIFI WPA PSK

Ao hackear redes Wi-Fi com criptografia WPA PSK, é necessário seguir um conjunto de etapas específicas. Abaixo, vamos detalhar o passo a passo para realizar esse tipo de hack:

1. Necessidade de um computador com sistema operacional Linux (Kali Linux recomendado)

Para realizar o hack em redes Wi-Fi WPA PSK, é necessário ter um computador com sistema operacional Linux. Recomenda-se o uso do Kali Linux, pois ele já possui as ferramentas necessárias pré-instaladas.

2. Verificação da compatibilidade da placa de rede do computador

Antes de prosseguir, é importante verificar se a placa de rede do seu computador suporta o modo de monitoramento. Caso contrário, será necessário utilizar um adaptador de rede externo, como o TP-Link mencionado anteriormente.

3. Identificação do nome da interface wireless no terminal

No terminal do sistema operacional Linux, utilize o comando “ip a” para identificar o nome da interface wireless do seu computador. Ela geralmente começa com “wlan” seguido de um número, como “wlan0”. Anote esse nome para uso posterior.

4. Ativação do modo de monitoramento na placa de rede

Utilize a ferramenta “airmon-ng” para ativar o modo de monitoramento na placa de rede. O comando específico é “airmon-ng start” seguido do nome da interface wireless identificado anteriormente. Por exemplo, se a interface for “wlan0”, o comando será “airmon-ng start wlan0”. Essa etapa pode interromper temporariamente sua conexão com a internet.

5. Utilização da ferramenta ‘airdump-ng’ para listar as redes próximas

Com o modo de monitoramento ativado, utilize o comando “airdump-ng” seguido do nome da interface wireless no terminal para listar as redes Wi-Fi próximas. Isso fornecerá informações importantes, como o BSSID (endereço MAC do roteador) e o canal da rede alvo.

6. Identificação do BSSID e canal da rede alvo

Analise a lista de redes próximas gerada pelo comando “airdump-ng” e encontre o BSSID e o canal da rede que você deseja hackear. Anote essas informações para uso posterior.

7. Captura do handshake através do ‘airdump-ng’

Utilizando novamente a ferramenta “airdump-ng”, agora com o comando “airdump-ng -w [nome_do_arquivo] -c [canal] –bssid [BSSID] [nome_da_interface]”, você poderá capturar o handshake da rede alvo. Essa etapa envolve deixar o comando executando até que um dispositivo se conecte à rede.

8. Realização de um ataque de desautenticação para forçar a reconexão do dispositivo alvo

Para forçar o dispositivo alvo a se reconectar à rede Wi-Fi, utilize a ferramenta “aireplay-ng” com o comando “aireplay-ng -0 10 -a [BSSID] -c [MAC_do_dispositivo] [nome_da_interface]”. Esse ataque de desautenticação fará com que o dispositivo desconecte da rede e, em seguida, se reconecte, facilitando a captura do handshake.

9. Uso de ferramentas como ‘aireplay-ng’ e ‘aircrack-ng’ para quebrar a senha

Com o handshake capturado, utilize a ferramenta “aircrack-ng” com o comando “aircrack-ng -w [caminho_para_o_wordlist] [nome_do_arquivo].cap” para tentar quebrar a senha. É possível utilizar uma wordlist (lista de palavras) com senhas pré-existentes ou utilizar uma wordlist personalizada.

10. Reinicialização dos serviços de rede para restaurar a conexão à internet

Após a conclusão do hack, reinicie os serviços de rede do seu computador para restaurar a conexão à internet. Utilize o comando “systemctl restart network*” para reiniciar todos os serviços de rede.

Lembramos novamente que hackear redes de terceiros é ilegal e apenas para fins educacionais. Para se proteger contra esse tipo de ataque, recomendamos o uso de senhas longas e complexas que não estejam presentes em listas comuns de senhas.

Dicas de Segurança para Proteger sua Rede Wi-Fi

Ao utilizar uma rede Wi-Fi, é importante adotar medidas de segurança para proteger sua rede contra possíveis ataques. Embora não haja forma de prevenir totalmente ataques de desautenticação, você pode tomar algumas medidas para aumentar a segurança da sua rede. Aqui estão algumas dicas:

Escolha de senhas longas e aleatórias que não estejam em listas de palavras

Ao definir a senha da sua rede Wi-Fi, certifique-se de escolher uma senha longa e complexa que não esteja presente em listas comuns de senhas. Isso dificultará a tarefa de hackers que utilizam ataques de lista de palavras para descobrir senhas.

Utilização de criptografia mais segura, como WPA2

É recomendado utilizar a criptografia mais segura disponível para a sua rede Wi-Fi. Atualmente, a criptografia WPA2 é considerada a mais segura e é amplamente utilizada. Certifique-se de configurar a sua rede para utilizar essa criptografia.

Atualização do firmware do roteador para corrigir possíveis vulnerabilidades

É importante manter o firmware do seu roteador sempre atualizado. As atualizações de firmware costumam corrigir possíveis vulnerabilidades de segurança que poderiam ser exploradas por hackers. Verifique regularmente se há atualizações disponíveis e aplique-as assim que possível.

Monitoramento regular das conexões e dispositivos conectados à rede

Monitore regularmente as conexões e os dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi. Verifique se há dispositivos desconhecidos ou suspeitos conectados à sua rede. Caso identifique algum dispositivo suspeito, desconecte-o imediatamente e altere a senha da sua rede.

Conclusão

É crucial reforçar a importância do uso responsável das informações obtidas através deste conteúdo. Hackear redes de terceiros é ilegal e apenas para fins educacionais. Portanto, é fundamental respeitar a privacidade e segurança das redes alheias.

Gostaríamos de agradecer a todos os espectadores que acompanharam este blog. Esperamos que as informações fornecidas tenham sido úteis e esclarecedoras.

Encorajamos o público a interagir conosco, compartilhando suas experiências, dúvidas e sugestões nos comentários abaixo. Ficaremos felizes em responder e continuar o diálogo sobre segurança de redes Wi-Fi.

 

Eduardo Alves
the authorEduardo Alves
Administrador
Olá eu sou o Edu, programador e amante de tecnologia :D Fotógrafo nas horas vagas e viciado em café ☕ ...

Deixe um comentário