sábado, abril 27, 2024
Dicas

Como resolver problemas de conexão de internet

338Visualizações

 

Como resolver problemas de conexão de internet

Ter uma internet lenta e instável pode ser extremamente irritante. No entanto, existe uma solução simples que pode resolver seus problemas e deixar sua internet muito mais rápida. Você já deve ter passado pela situação de ter uma internet lenta e ter sido questionado pelo atendente do suporte técnico se você já tentou reiniciar o roteador.

Por mais estranho que pareça, realmente é importante desligar o roteador da tomada de vez em quando, mesmo que sua internet não esteja apresentando problemas.

Por que reiniciar o roteador?

Mesmo que sua internet não esteja constantemente lenta ou instável, é importante reiniciar o roteador de tempos em tempos. Isso ocorre porque, quando o roteador está sempre ligado, ele se torna mais sensível a flutuações e oscilações de energia. Essas flutuações podem causar travamentos e oscilações na conexão. Portanto, o procedimento padrão realizado pelas operadoras é reiniciar o roteador, desligando-o por pelo menos 30 segundos e ligando novamente.

É claro que você não precisa desligar e ligar o roteador o tempo todo, todos os dias. No entanto, fazer isso de tempos em tempos pode ajudar sua conexão a funcionar de maneira mais eficiente. O roteador é como um mini computador, com componentes como CPU, memória RAM e armazenamento local, executando um sistema operacional. Assim como no seu computador, coisas podem dar errado de vez em quando. Pode haver um bug ou corrupção nos arquivos internos da memória, a CPU pode superaquecer ou algum problema no kernel pode derrubar todo o sistema. Reiniciar o roteador permite que o sistema seja reiniciado e os arquivos necessários sejam recarregados, solucionando qualquer bug ou inconsistência.

Por que aguardar 30 segundos?

Após desligar o roteador, é importante aguardar pelo menos 30 segundos antes de ligá-lo novamente. Isso ocorre porque muitos dispositivos, como aparelhos de TV, possuem capacitores que funcionam como pequenas baterias, capazes de manter o objeto ligado por um curto período de tempo, mesmo após ser desligado da tomada. Aguardar os 30 segundos é importante para que esses capacitores se descarreguem completamente. Caso contrário, ao conectar o roteador novamente rapidamente, não haverá tempo suficiente para uma reinicialização adequada.

Reiniciar resolve a maioria dos problemas

Reiniciar o roteador é uma solução simples, mas eficaz, para a maioria dos problemas de conexão. Assim como é importante reiniciar o computador quando ele trava ou o celular quando está lento, reiniciar o roteador também resolve muitos problemas. Estima-se que reiniciar o roteador resolva cerca de 50 a 60% dos problemas relatados pelos usuários.

Mesmo que você não esteja enfrentando lentidão na internet, reiniciar o roteador periodicamente pode melhorar a velocidade da conexão. Às vezes, você pode estar perdendo alguns kbps de velocidade de download ou upload sem nem perceber. Portanto, realizar esse pequeno ajuste de desligar e ligar novamente pode garantir que sua internet fique um pouco mais rápida.

Conclusão

Manter uma conexão de internet estável e rápida é essencial nos dias de hoje. Ao reiniciar o roteador de tempos em tempos, você pode evitar problemas de lentidão e oscilação. É importante lembrar que essa é uma solução simples, mas eficaz, que resolve a maioria dos problemas. Não custa nada desligar o roteador da tomada, aguardar alguns segundos e ligá-lo novamente. Portanto, faça o teste e reinicie seu roteador pelo menos uma vez por mês. Além de resolver problemas existentes, você também pode melhorar a velocidade da sua conexão. Lembre-se de desligar ambos os dispositivos, a tomada e o roteador. Obrigado por ler este artigo e espero que essas dicas tenham sido úteis para você.

Eduardo Alves
the authorEduardo Alves
Administrador
Olá eu sou o Edu, programador e amante de tecnologia :D Fotógrafo nas horas vagas e viciado em café ☕ ...

Deixe um comentário