sábado, abril 27, 2024
Apps

Como otimizar seu sistema para obter uma internet mais rápida

101Visualizações

 

Como otimizar seu sistema para obter uma internet mais rápida

O que é MTU?

O MTU (Maximum Transmission Unit) é a Unidade Máxima de Transmissão, que determina o tamanho máximo de um pacote de dados que pode ser enviado pela rede. Em termos simples, é como uma sacola que usamos para carregar itens do mercado. Quanto maior a sacola, mais itens podemos colocar de uma vez, reduzindo o número de viagens de ida e volta. Da mesma forma, aumentar o tamanho do MTU de um computador permite que mais dados sejam transmitidos de uma só vez, tornando o sistema mais eficiente.

Passo 1: Encontrando o tamanho correto do MTU

Antes de aumentar o tamanho do MTU, precisamos descobrir qual é o tamanho máximo que nosso computador pode lidar sem que os dados sejam fragmentados. Podemos fazer isso usando o comando “ping” no Prompt de Comando (CMD).

Abra o Prompt de Comando como administrador e digite o seguinte comando: ping google.com -f -l 1472

Se receber uma resposta dizendo “fragmentado”, reduza o valor de -l em 10 até encontrar o valor correto em que não haja fragmentação. Em seguida, adicione 28 a esse valor para obter o tamanho adequado do MTU.

Passo 2: Definindo o MTU no roteador

O ideal é definir o MTU no roteador para que todos os dispositivos conectados à rede possam se beneficiar dessa configuração. No entanto, nem todos os roteadores possuem essa opção. Para fazer isso, acesse o console de administração do roteador digitando o endereço IP em um navegador.

Procure a opção de configurar o MTU e defina o valor obtido no Passo 1. Se o seu roteador não possuir essa opção, você precisará configurar o MTU em cada computador individualmente.

Passo 3: Configurando o MTU no computador

Caso o roteador não possua a opção de configurar o MTU, você pode fazer isso manualmente em cada computador.

Abra o Prompt de Comando como administrador e digite o seguinte comando para definir o MTU:

netsh interface ipv4 set subinterface “NomeConexão” mtu=1500 store=persistent

Substitua “NomeConexão” pelo nome da conexão que você deseja alterar (por exemplo, “Wi-Fi” ou “Ethernet”). Pressione Enter para confirmar a alteração.

Testando a velocidade da internet

Após configurar o MTU, faça um teste de velocidade para verificar se houve melhora no desempenho da sua internet.

Com a otimização do MTU, a velocidade de download e upload deve aumentar, proporcionando uma experiência de navegação mais rápida e eficiente.

FAQ

 

1. O que é MTU?

O MTU é a Unidade Máxima de Transmissão, que determina o tamanho máximo de um pacote de dados que pode ser enviado pela rede.

2. Por que devo aumentar o tamanho do MTU?

Aumentar o tamanho do MTU pode melhorar a eficiência da transmissão de dados, resultando em uma internet mais rápida e estável.

3. Como descubro o tamanho correto do MTU para o meu computador?

Você pode descobrir o tamanho correto do MTU usando o comando “ping” no Prompt de Comando. Aumente ou diminua o valor do pacote até encontrar o tamanho máximo sem fragmentação.

4. Posso configurar o MTU no meu roteador?

Alguns roteadores possuem a opção de configurar o MTU. Verifique o manual do seu roteador ou consulte o suporte do fabricante para obter mais informações.

5. O que devo fazer se o meu roteador não tiver a opção de configurar o MTU?

Caso o roteador não possua essa opção, você pode configurar o MTU em cada computador individualmente usando o Prompt de Comando.

6. A otimização do MTU realmente faz diferença na velocidade da internet?

Sim, a otimização do MTU pode fazer diferença na velocidade da internet, especialmente em conexões de alta velocidade.

Eduardo Alves
the authorEduardo Alves
Administrador
Olá eu sou o Edu, programador e amante de tecnologia :D Fotógrafo nas horas vagas e viciado em café ☕ ...

Deixe um comentário